O que é?
|
|
|
O Consórcio Doutoral do 8º Congresso UnB de Contabilidade e Governança foi concebido como um espaço de interação entre doutorandos e pesquisadores da área de Ciências Contábeis e Atuariais, com o objetivo de contribuir com a formação dos jovens doutores.
Consiste em uma oportunidade para a apresentação e discussão de projetos de teses de doutorado, com potencial de aprimorar sua qualidade e, consequentemente, seu potencial de sucesso na defesa da tese.
O evento enfatizará a aplicação de pesquisa nas seguintes áreas temáticas (para descrição das áreas, clique aqui):
- auditoria e perícia;
- contabilidade e educação;
- contabilidade financeira;
- contabilidade e finanças;
- contabilidade e governança;
- contabilidade gerencial e sistemas de informações;
- contabilidade e setor público; e
- contabilidade e sociedade.
|
|
Quem pode participar?
|
|
|
Serão bem-vindos os projetos de tese desenvolvidos pela etapa de qualificação em seus PPG’s ou centros de pesquisa.
Não é necessário que já tenha passado pela etapa de qualificação, sendo suficiente que o orientador declare que o projeto está em condições de ser submetido ao Consórcio
|
|
Datas importantes
|
|
|
- Submissão dos projetos: 20/06/2022 a 23/09/2022 (via plataforma de submissão online).
- Divulgação dos projetos selecionados: até 30/09/2022 (via email encaminhado aos candidatos e divulgação no site do Congresso).
- Inscrição/pagamento dos candidatos com projetos selecionados: até 21/10/2022 (via inscrições online - em breve).
|
|
Regras de submissão:
|
|
|
A submissão de projetos será composta pelo envio de dois documentos:
Os projetos submetidos deverão observar o limite de até 30 páginas e contemplar os elementos fundamentais, como a discussão da relevância, questão de pesquisa, contribuição esperada, os fundamentos teóricos, o percurso metodológico, o desenvolvimento de modelo, entre outros.
A primeira página do projeto deve conter:
- o título do trabalho;
- o resumo do trabalho;
- palavras-chave (mínimo 3; máximo 5).
- a área temática a que pertence – (i) auditoria e perícia; (ii) contabilidade e educação; (iii) contabilidade financeira; (iv) contabilidade e finanças; (v) contabilidade e governança; (vi) contabilidade gerencial e sistemas de informações; (vii) contabilidade e setor público; e (viii) contabilidade e sociedade;
- o principal método a ser empregado – (i) Analítico/Modelagem; (ii) Estudo de Caso/Campo; (iii) Arquivo /Banco de Dados; (iv) Experimental/Quase-Experimental; (v) Ensaio Teórico; (vi) Crítico/Interdisciplinar. (vii) Survey; (viii) outro: descrever.
- bullet points que resumem os principais objetivos e resultados (se for o caso) da pesquisa (mínimo 3; máximo 5);
*As citações/referências podem ser apresentadas nos formatos APA ou ABNT, de forma a propiciar a aderência aos padrões estabelecidos no PPG de origem do candidato.
|
|
Regras de formatação: |
|
|
- Papel: A4 (29,7 x 21 cm);
- Margens: superior e esquerda 3cm; inferior e direita 2cm;
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
- Espaçamento: Espaço simples entre linhas e 6 pontos antes e depois de parágrafos; e recuo (1,25cm) no início dos parágrafos. Texto justificado;
- Tamanho: O artigo deverá conter no no máximo 30 páginas, incluindo título, resumo, conteúdo em si, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas, referências, anexos e apêndices;
- Numeração de páginas: Incluir o número de páginas no canto inferior direito do documento;
- Detalhes: negrito deverá ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos. Itálico deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira. “Aspas duplas” deverão ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados. [Colchetes] deverão ser usados dentro de textos com aspas duplas para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas.
- FORMATAÇÃO/REGRAS DE ITENS ESPECÍFICOS
- Título: deverá representar o 'menor resumo' do conteúdo do artigo;
- Resumo: deverá ser apresentado em um único bloco de texto, na língua em que o artigo foi escrito. Deve conter até 1.350 caracteres, com espaços, e indicar, de forma clara: objetivo, método, fundamentação teórica (teoria e modelo, que dão sustentação conceitual à pesquisa), resultado, as conclusões decorrentes dos resultados, as principais contribuições do estudo, bem como, de três a cinco palavras-chave.
- Tabelas e demais figuras: Devem estar nas cores preto, branco e tonalidade cinza. Não podem ser coloridos. A fonte do corpo da tabela e das notas da tabela devem ser Times New Roman, tamanho 10.
- Notas: As notas devem ser numeradas sequencialmente no corpo do texto, e apresentadas no final do artigo, após as referências.
- Citações/Referências: podem ser apresentadas nos formatos APA ou ABNT, de forma a propiciar a aderência aos padrões estabelecidos no PPG de origem do candidato.
- Anexos/Apêndices: inseridos após as referências e entram na contagem geral do limite de páginas permitidas.
|
|
Passo-a-passo da submissão:
|
|
|
- Manual (passo a passo) de submissão de artigos/projetos ao 8º CCGUnB, 5º CCGUnB.IC e consórcio doutoral (clique aqui)
- Manual (passo a passo) de cadastramento (e atualização cadastral) no sistema de submissões online (clique aqui)
|
|
Inscrições |
|
|
Os candidatos com projetos selecionados devem se inscrever até o dia 21/10/2022.
|
|
Descrição do processo de avaliação e apresentação
|
|
|
- Cada projeto de tese será avaliado por dois professores vinculados a Programas de Pós-Graduação e com orientações em temas correlatos.
- Após a divulgação da seleção, os candidatos receberão orientação específica sobre a dinâmica de apresentação, avaliação e discussão do projeto de tese, incluindo o tempo máximo de apresentação e templates utilizados.
|
|
|
Resultado: Projetos Selecionados para o 8º CCGUnB |
|
|
|
|
|