Em 2021 o consórcio doutoral será dirigido pelo prof. Dr. José Alves Dantas (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e será realizado em um formato 100% virtual.

 

Acesse aqui a lista de projetos aprovados para apresentação no Consórcio Doutoral do 7º CCGUnB - 2021. Parabéns aos doutorandos!

 

Veja aqui mais informações sobre o consórcio:

 

O que é?
   

O Consórcio Doutoral do 7º Congresso UnB de Contabilidade e Governança foi concebido como um espaço de interação entre doutorandos e pesquisadores da área de Ciências Contábeis e Atuariais, com o objetivo de contribuir com a formação dos jovens doutores.

 

Consiste em uma oportunidade para a apresentação e discussão de projetos de teses de doutorado, com potencial de aprimorar sua qualidade e, consequentemente, seu potencial de sucesso na defesa da tese.

 

O evento enfatizará a aplicação de pesquisa nas seguintes áreas temáticas (para descrição das áreas, clique aqui):

  1. auditoria e perícia;
  2. contabilidade e educação;
  3. contabilidade financeira;
  4. contabilidade e finanças;
  5. contabilidade e governança;
  6. contabilidade gerencial e sistemas de informações;
  7. contabilidade e setor público; e
  8. contabilidade e sociedade.

Quem pode participar?
   

 

Serão bem-vindos os projetos de tese desenvolvidos pela etapa de qualificação em seus PPG’s ou centros de pesquisa.

 

Não é necessário que já tenha passado pela etapa de qualificação, sendo suficiente que o orientador declare que o projeto está em condições de ser submetido ao Consórcio


Datas importantes
   

 

  • Submissão dos projetos: 14/06/2021 a 10/10/2021 (via plataforma de submissão online).
  • Divulgação dos projetos selecionados: até 17/10/2021 (via email encaminhado aos candidatos e divulgação no site do Congresso).
  • Inscrição/pagamento dos candidatos com projetos selecionados: até 24/10/2021 (via inscrições online - em breve).

Regras de submissão:
   

 

A submissão de projetos será composta pelo envio de dois documentos:


Os projetos submetidos deverão observar o limite de até 30 páginas e contemplar os elementos fundamentais, como a discussão da relevância, questão de pesquisa, contribuição esperada, os fundamentos teóricos, o percurso metodológico, o desenvolvimento de modelo, entre outros.

 

A primeira página do projeto deve conter:

  1. o título do trabalho;
  2. o resumo do trabalho;
  3. palavras-chave (mínimo 3; máximo 5).
  4. a área temática a que pertence – (i) auditoria e perícia; (ii) contabilidade e educação; (iii) contabilidade financeira; (iv) contabilidade e finanças; (v) contabilidade e governança; (vi) contabilidade gerencial e sistemas de informações; (vii) contabilidade e setor público; e (viii) contabilidade e sociedade;
  5. o principal método a ser empregado – (i) Analítico/Modelagem; (ii) Estudo de Caso/Campo; (iii) Arquivo /Banco de Dados; (iv) Experimental/Quase-Experimental; (v) Ensaio Teórico; (vi) Crítico/Interdisciplinar. (vii) Survey; (viii) outro: descrever.
  6. bullet points que resumem os principais objetivos e resultados (se for o caso) da pesquisa (mínimo 3; máximo 5);

 

*As citações/referências podem ser apresentadas nos formatos APA ou ABNT, de forma a propiciar a aderência aos padrões estabelecidos no PPG de origem do candidato.


 
Regras de formatação:    
  • FORMATAÇÃO/REGRAS GERAIS
  1. Papel: A4 (29,7 x 21 cm);
  2. Margens: superior e esquerda 3cm; inferior e direita 2cm;
  3. Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  4. Espaçamento: Espaço simples entre linhas e 6 pontos antes e depois de parágrafos; e recuo (1,25cm) no início dos parágrafos. Texto justificado;
  5. Tamanho: O artigo deverá conter no no máximo 30 páginas, incluindo título, resumo, conteúdo em si, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas, referências, anexos e apêndices;
  6. Numeração de páginas: Incluir o número de páginas no canto inferior direito do documento;
  7. Detalhes: negrito deverá ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos. Itálico deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira. “Aspas duplas” deverão ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados. [Colchetes] deverão ser usados dentro de textos com aspas duplas para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas.

 

  • FORMATAÇÃO/REGRAS DE ITENS ESPECÍFICOS
  1. Título: deverá representar o 'menor resumo' do conteúdo do artigo;
  2. Resumo: deverá ser apresentado em um único bloco de texto, na língua em que o artigo foi escrito. Deve conter até 1.350 caracteres, com espaços, e indicar, de forma clara: objetivo, método, fundamentação teórica (teoria e modelo, que dão sustentação conceitual à pesquisa), resultado, as conclusões decorrentes dos resultados, as principais contribuições do estudo, bem como, de três a cinco palavras-chave.
  3. Tabelas e demais figuras: Devem estar nas cores preto, branco e tonalidade cinza. Não podem ser coloridos. A fonte do corpo da tabela e das notas da tabela devem ser Times New Roman, tamanho 10.
  4. Notas: As notas devem ser numeradas sequencialmente no corpo do texto, e apresentadas no final do artigo, após as referências.
  5. Citações/Referências: podem ser apresentadas nos formatos APA ou ABNT, de forma a propiciar a aderência aos padrões estabelecidos no PPG de origem do candidato.
  6. Anexos/Apêndices: inseridos após as referências e entram na contagem geral do limite de páginas permitidas.

Passo-a-passo da submissão:
   

 

  • Manual (passo a passo) de submissão de artigos/projetos ao 7º CCGUnB, 4º CCGUnB.IC e consórcio doutoral (clique aqui)
  • Manual (passo a passo) de cadastramento (e atualização cadastral) no sistema de submissões online (clique aqui)

Inscrições    

 

Os candidatos com projetos selecionados devem se inscrever e realizar o pagamento até o dia 24/10/2021.


Descrição do processo de avaliação e apresentação
   

 

  • Cada projeto de tese será avaliado por dois professores vinculados a Programas de Pós-Graduação e com orientações em temas correlatos.
  • Após a divulgação da seleção, os candidatos receberão orientação específica sobre a dinâmica de apresentação, avaliação e discussão do projeto de tese, incluindo o tempo máximo de apresentação e templates utilizados.
  • Dada a natureza dos projetos de tese, o Consórcio Doutoral é o único evento do Congresso que não será gravado e nem disponibilizado em canais de streams. Apenas os presentes às salas de vídeo conferência, no momento da apresentação, terão acesso ao que será discutido. É uma forma de assegurarmos maior conforto aos doutorandos, dado o estágio de desenvolvimento de seus trabalhos.