Veja aqui mais informações sobre o consórcio:

O que é?

O Consórcio Doutoral do UnB Accounting and Governance Conference foi concebido como um espaço de interação entre doutorandos e pesquisadores da área de Ciências Contábeis e Atuariais, com o objetivo de contribuir com a formação dos jovens doutores.

 

Consiste em uma oportunidade para a apresentação e discussão de projetos de teses de doutorado, com potencial de aprimorar sua qualidade e, consequentemente, seu potencial de sucesso na defesa da tese.

O evento enfatizará a aplicação de pesquisa nas seguintes áreas temáticas (para descrição das áreas, clique aqui):

  • Auditoria e Perícia;
  • Contabilidade e Educação;
  • Contabilidade Financeira;
  • Contabilidade e Finanças;
  • Contabilidade e Governança;
  • Contabilidade Gerencial e Sistemas de Informações;
  • Contabilidade e Setor Público; e
  • Contabilidade e Sociedade.

Quem pode participar?

 

Serão bem-vindos os projetos de tese desenvolvidos pela etapa de qualificação em seus PPG’s ou centros de pesquisa.

Não é necessário que já tenha passado pela etapa de qualificação, sendo suficiente que o orientador declare que o projeto está em condições de ser submetido ao Consórcio


Datas importantes

  • Submissão dos projetos: 17/06/2024 a 23/08/2024 (via plataforma de submissão online).
  • Divulgação da aprovação do projeto: 30/08/2024
  • Inscrição/pagamento dos candidatos com projetos selecionados: até 05/09/2024 (via inscrições online - em breve).

Regras de submissão:

 

A submissão de projetos será composta pelo envio de dois documentos:


Os projetos submetidos deverão observar o limite de até 30 páginas e contemplar os elementos fundamentais, como a discussão da relevância, questão de pesquisa, contribuição esperada, os fundamentos teóricos, o percurso metodológico, o desenvolvimento de modelo, entre outros.

A primeira página do projeto deve conter:

  1. o título do trabalho;
  2. o resumo do trabalho;
  3. palavras-chave (mínimo 3; máximo 5).
  4. Área Temática: – (i) Auditoria e Perícia; (ii) Contabilidade e Educação; (iii) Contabilidade Financeira; (iv) Contabilidade e Finanças; (v) Contabilidade e Governança; (vi) Contabilidade Gerencial e Sistemas de Informações; (vii) Contabilidade e Setor Público; e (viii) Contabilidade e Sociedade;
  5. Principal Método(i) Analítico/Modelagem; (ii) Estudo de Caso/Campo; (iii) Arquivo /Banco de Dados; (iv) Experimental/Quase-Experimental; (v) Ensaio Teórico; (vi) Crítico/Interdisciplinar. (vii) Survey; (viii) outro: descrever.
  6. bullet points que resumem os principais objetivos e resultados (se for o caso) da pesquisa (mínimo 3; máximo 5);

*As citações/referências podem ser apresentadas nos formatos APA ou ABNT, de forma a propiciar a aderência aos padrões estabelecidos no PPG de origem do candidato.


Regras de formatação:
  • FORMATAÇÃO/REGRAS GERAIS
  1. Papel: A4 (29,7 x 21 cm);
  2. Margens: superior e esquerda 3cm; inferior e direita 2cm;
  3. Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  4. Espaçamento: Espaço simples entre linhas e 6 pontos antes e depois de parágrafos; e recuo (1,25cm) no início dos parágrafos. Texto justificado;
  5. Tamanho: O projeto deverá conter no no máximo 30 páginas, incluindo título, resumo, conteúdo em si, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas, referências, anexos e apêndices;
  6. Numeração de páginas: Incluir o número de páginas no canto inferior direito do documento;
  7. Detalhes: negrito deverá ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos. Itálico deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira. “Aspas duplas” deverão ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados. [Colchetes] deverão ser usados dentro de textos com aspas duplas para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas.

  • FORMATAÇÃO/REGRAS DE ITENS ESPECÍFICOS
  1. Título: deverá representar o 'menor resumo' do conteúdo do estudo;
  2. Resumo: deverá ser apresentado em um único bloco de texto, na língua em que o artigo foi escrito. Deve conter até 1.350 caracteres, com espaços, e indicar, de forma clara: objetivo, método, fundamentação teórica (teoria e modelo, que dão sustentação conceitual à pesquisa), método, resultados preliminares (se for o caso), principais contribuições e limitações do estudo, bem como de três a cinco palavras-chave.
  3. Tabelas e demais figuras: Devem estar nas cores preto, branco e tonalidade cinza. Não podem ser coloridos. A fonte do corpo da tabela e das notas da tabela devem ser Times New Roman, tamanho 10.
  4. Notas: As notas devem ser numeradas sequencialmente no corpo do texto, e apresentadas no final do artigo, após as referências.
  5. Citações/Referências: podem ser apresentadas nos formatos APA ou ABNT, de forma a propiciar a aderência aos padrões estabelecidos no PPG de origem do candidato.
  6. Anexos/Apêndices: inseridos após as referências e entram na contagem geral do limite de páginas permitidas.
 
Inscrições

Os candidatos com projetos selecionados devem se inscrever até o final do período de inscrição (inscrições online)  Em breve.


Descrição do processo de avaliação e apresentação

 

  • Cada projeto de tese será avaliado por dois professores vinculados a Programas de Pós-Graduação e com orientações em temas correlatos.
  • Após a divulgação da seleção, os candidatos receberão orientação específica sobre a dinâmica de apresentação, avaliação e discussão do projeto de tese, incluindo o tempo máximo de apresentação e template a ser utilizado.
  • De forma a assegurarmos a oportunidade de participação de avaliadores mais apropriados a cada projeto de tese, o consórcio doutoral será a seção do Congresso que poderá contar com participação presencial ou remota do apresentador ou avaliadores.