Em 2024, teremos o 10th Accounting and Governance Conference - AGC e 7th Conference of Scientific Initiation  – AGCSI.

 

 Veja um resumo das edições anteriores:

 

2015 - 1º CCG UnB
   
A primeira edição do CCGUnB ocorreu em 2015, nas dependências da FACE/UnB, sob a presidência do prof. Dr. Paulo Roberto Barbosa Lustosa. As demais edições foram realizadas na FINATEC, consagrando o modelo de parceria com tal Fundação, que assumiu, desde 2016, a responsabilidade por diversos aspectos logísticos e organizacionais. O 1º CCGUnB foi realizado nos dias 24 e 25 de novembro de 2015, nas dependências da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE/UnB) e contou com 169 inscritos e com a discussão, em sessões paralelas, de 70 artigo científicos. Participaram do evento científico, ainda, 4 professores estrangeiros para a apresentação e discussão dos seus working papers, sendo dois da abordagem positivista: apresentados pelos professores Suresh Radhakrishnan, da  University of Texas e Ahmed Rashad, da University of Illinois at Urbana-Champaign, e dois da abordagem qualitativa: Jan Mouritsen da Copenhagen Business School e Mahmoud Ezzamel da Cardiff University.

2016 - 2º CCG UnB    
O 2º CCGUnB, sob a presidência da profa. Dra. Beatriz Fátima Morgan, ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2016, nas dependências da Finatec/UnB, e contou com aproximadamente 200 inscritos e com a discussão, em sessões paralelas, de70 trabalhos. Em relação às atividades do ano anterior, em 2016, foram adicionados uma palestra magna, dois workshops nas áreas do evento – um envolvendo pesquisa contábil quantitativa e outro qualitativa -, e espaço para divulgação de grupos de pesquisa do CNPQ. No 2º CCGUnB participaram dois professores estrangeiros com a apresentação e discussão dos seus working papers, sendo Yves Gendron, da Laval University - Quebec, Canadá e Cheryl R. Lehman, da Hofstra University- Nova Iorque, EUA, além de quatro palestrantes brasileiros, Reinaldo Guerreiro e Renê Coppe Pimentel, da Universidade de São Paulo, José Elias Feres de Almeida, da Universidade Federal do Espírito Santo e Otávio Ribeiro de Medeiros, da Universidade de Brasília.

2017 - 3º CCG UnB & 1º CCG UnBIC    
Para o 3º CCG UnB, realizado nas datas de 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2017, novamente sob a presidência da profa. Dra. Beatriz Fátima Morgan. Foram mantidas as atividades até então realizadas nos eventos anteriores, expandindo-se, entretanto, o número de participantes: 233 congressistas, oriundos de 21 estados brasileiros e de outros países, e de artigos discutidos em sessões paralelas: 80 artigos científicos apresentados. Os pesquisadores estrangeiros presentes foram: Stephen Harland Penman, da Columbia University, Wai Fong Chua, da University of Sydney (Integrante da Accounting Hall of Fame da Ohio University), David Cooper, da University of Alberta e Peter Francis Pope, da London School of Economics. Os palestrantes brasileiros foram: Prof. Dr. Pedro Demo, professor emérito, e pelo prof. Otávio Ribeiro de Medeiros, PhD, ambos da Universidade de Brasília. Nesse ano, o CCGUnB consagrou-se como um dos três congressos mais importantes da grande área contábil no Brasil, tendo grande destaque nas regiões centro-oeste, nordeste e norte. Além disso, assumiu proporções comparáveis às do Congresso USP e do Congresso ANPCONT.

2018 - 4º CCG UnB & 1º CCG UnBIC    

 

O 4º CCGUnB, sob a presidência do prof. Dr. Paulo Augusto Pettenuzzo de Britto, foi realizado durante os dias 28, 29 e 30 de novembro de 2018. Para esse ano, o 4º CCGUnB inovou ao apresentar conjuntamente o 1º Congresso UnB de Iniciação Científica em Contabilidade e Governança. Com mais de 320 congressistas e 91 trabalhos apresentados em sessões paralelas, o evento se expandiu em número de participantes e em atividades: foram desenvolvidas seções plenárias, painéis temáticos, consórcio doutoral, workshops, exposição de pôsteres, lançamento de livros, entre outros. Em termos organizacionais, o CCGUnB vem evoluindo, em formato e tamanho, desde sua primeira edição. Na edição de 2018, o CCGUnB consolidou sua área de abrangência nacional e internacional. A temática proposta para o 4º CCGUnB foi inovadora, pois, além de aliar a discussão científica para as abordagens qualitativa e quantitativa, promoveu, ainda, maior adesão de profissionais de Contabilidade e Governança e áreas afins. Isso porque o tema em pauta foi “Desafios e Perspectivas do Combate à Fraude e à Corrupção”, sendo promovidos 02 painéis temáticos com profissionais e acadêmicos para discussão acerca de temáticas correlatas ao tema central do congresso. O primeiro painel, intitulado “Accountability, Compliance e Prevenção a Fraudes e Corrupção”, contou com participação do Sr. Ailton de Aquino dos Santos, auditor-chefedo Banco Central, do senhor Tiago Alves de Gouveia Lins Dutra, Secretário de Controle Externo da Fazenda Nacional, e da Profª Drª Elionor Farah Jreige Weffort, professora-pesquisadora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e membro do Comitê de Auditoria da M. Dias Branco. No segundo painel, intitulado “Experiências da Força-Tarefa Lava Jato no Combate à Fraude e Corrupção”, participaram o Sr. Jonatas Dutra Sallaberry, perito do Ministério Público Federal e membro da Força Tarefa da Lava Jato e o Procurador do Ministério Público Federal, Dr. Roberson Pozzobon. A palestra magna foi ministrada pelo prof. Jorge Hage Sobrinho, ex-ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), órgão da Presidência da República do Brasil, responsável pelos sistemas de controle interno e de correição, bem como pela supervisão das unidades de ouvidoria do poder executivo federal e pelas ações de prevenção da corrupção. Foram desenvolvidos também dois workshops, voltados ao público acadêmico, ministrados pelos professores César Augusto Tibúrcio da Silva (Professor Titular na UnB) e pelo Paulo Roberto Barbosa Lustosa (Professor Titular na UnB). Os palestrantes internacionais foram: Prof. Trevor Hopper (University of Essex, UK), Prof. Jesse Dillard (editor da revista Contemporary Accounting Research, EUA), Profª. Isabel Maria Estima Costa Lourenço (ISCTE-IUL, Portugal), prof. Shyman Sunder (Yale School of Management, EUA) e Profª. Bonnie Palifka (Instituto Tecnologico de Estudios Superiores de Monterrey, México).


2019 - 5º CCG UnB & 2º CCG UnBIC    

 

Em 2019, os eventos 5º CCGUnB e 2º CCGUnBIC foram realizados nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, sob a presidência do prof. Dr. Jorge Katsumi Niyama. Com a apresentação de 111 trabalhos em sessões paralelas, e a participação de cerca de 250 congressistas. Os eventos trouxeram o Fórum de Editores de Periódicos da Área Ciências Sociais Aplicadas, que foi realizado no intervalo das sessões paralelas. A temática escolhida para o 5º CCGUnB e o 2º CCGUnBIC foi “Qualidade da informação contábil no contexto nacional e internacional”. No contexto internacional, cinco palestras foram promovidas. A palestra magna, intitulada “The Future of the IASB and of Corporate Reporting”, foi proferida pelo Prof. Dr. Stephen A. Zeff, da Rice University - EUA. A segunda palestra, “Financial Reporting e qualidade da informação”, foi apresentada por Amaro Luiz de Oliveira Gomes, ex-Board Member IASB – International Accounting Standards Board. Já a terceira palestra, intitulada “The Joint Influence of Information Push and Value Relevance on Investor Judgments and Market Efficiency”, foi apresentada pela Profª Drª W. Brooke Elliott, da University of Illinois at Urbana-Champaign. A quarta, “Repetition, Interactivity, and Investors’ Processing of Firm Disclosures”, foi apresentada pela Profª Drª Nerissa C. Brow, da University of Illinois at Urbana-Champaign. E a quinta palestra, “Sucesso de Publicação em Periódicos Internacionais”, foi apresentada pela Profª Drª Lucia Lima Rodrigues, da Universidade do Minho. No contexto nacional, os eventos 5º CCGUnB e 2º CCGUnBIC promoveram mesas redondas sobre os International Financial Reporting Standards - IFRS e International Public Sector Accounting Standards - IPSAS, com o Sr. Amaro Luiz de Oliveira Gomes, ex-Board Member International Accounting Standards Board- IASB, e o Sr. Leonardo Silveira do Nascimento, do IPSASB/Tesouro Nacional. Além desses, dois Workshops e dois painéis temáticos foram realizados. O primeiro painel foi a “Inovação em Auditoria: repensando as práticas de hoje para o amanhã”, e o segundo o “Controle Interno e Gestão de Riscos”. O primeiro painel contou com participação de representantes de duas empresas de auditoria independente, Sr. Fabiano de Oliveira Barbosa – representante da BDO Auditores Independentes e Sr. Marcelo José de Aquino – representante da KPMG Auditores Independentes, bem como com o chefe da auditoria interna do Banco Cooperativo do Brasil – BANCOOB, senhor Adriano Silva. No segundo painel estiveram presentes o Prof. Dr. Francisco Carlos Fernandes (professor-pesquisador da UNIFESP), o Sr. Marcelo Fridori, da Gerência Executiva de Auditoria Interna da BR Petrobras Distribuidora, e o Sr. Paulo Baraldi, autor de livros na área de controle interno e gestão de riscos, contabilidade criativa, entre outros.


2020 - 6º CCG UnB & 3º CCG UnBIC (100% virtual)    
O 6º CCGUnB e 3º CCGUnBIC com o tema “Informação contábil para Decisões de Investimentos” aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2020, sob a presidência do prof. Dr. Sérgio Ricardo Miranda Nazaré. O evento manteve as inovações apresentadas nas edições anteriores e ampliou os espaços de discussão ao realizar o evento em formato totalmente virtual devido à pandemia de Covid-19. O 6º CCGUnB contou com a participação de 622 congressistas, 15 projetos de doutorado apresentados no Consórcio Doutoral e 120 artigos científicos apresentados em oito salas virtuais simultâneas em três horários diferentes, nas seguintes áreas: Auditoria e Perícia, Contabilidade e Educação Contabilidade Financeira, Contabilidade e Finanças, Contabilidade e Governança, Contabilidade Gerencial e Sistemas de Informações, Contabilidade e Setor público, Contabilidade e Sociedade A palestra magna com o tema “Accounting for Goodwill: an Analysis Across Space and Time” foi apresentada por Christopher Nobes, professor de contabilidade na Royal Holloway e na University of Sydney e professor adjunto da Norwegian School of Business. As demais palestras internacionais foram proferidas: pela Sra. Ana Maria Elorrieta, profissional atuante nas áreas de Contabilidade e auditoria e ex-diretora de qualidade e risco na PwC América do Sul e Brasil, reconhecida como uma das 50 pessoas mais influentes na profissão contábil, que apresentou o tema “Governança Corporativa e Gestão de Crises”; por Beatriz García Osma, Doutora em Contabilidade pela Universidade de Lancaster e professora de contabilidade da Universidade Carlos III de Madrid, que apresentou o tema “The Usefulness of Financial Accounting Information: Evidence from the Field”; e pelo Sr. Ian Carruthers, Diretor Técnico e Institucional do Chartered Institute of Public Finance and Accountancy e presidente do Conselho Internacional de Normas Contábeis do Setor Público (IPSAS), que apresentou o tema “The Contributions Accrual-based Information to Strengthening Public Financial Management and Sustainability”. O 6º CCGUnB contou com a participação de profissionais de mercado e do setor público em dois painéis temáticos. No primeiro, a Sra. Gildenora Batista Dantas Milhomem (STN/ME) e a professora Patrícia Varela (USP) apresentaram o tema “Contabilidade por Competência e Decisões no Setor Público”. No segundo, o Sr. Eduardo Pasa (Banco do Brasil) e o professor Uverlan Rodrigues Primo (Banco Central do Brasil) apresentaram o tema “Padrão contábil das instituições reguladas pelo BC - Cosif”. Foram realizados, ainda, dois workshops, no primeiro a palestrante Profa. Dra. Beatriz Fátima Morgan, professora da UnB, apresentou o tema “Etnografia na Pesquisa Contábil”; e no segundo workshop, o palestrante prof. Herbert Kimura, professor do Departamento de Administração da UnB, apresentou o tema “Aplicações de IA em Pesquisas em Contabilidade e Finanças”.

2021 - 7º CCG UnB & 4º CCG UnBIC (100% virtual)    
O 7º CCGUnB e 4º CCGUnBIC com o tema “Informação contábil para Decisões de Investimentos” aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2021, novamente sob a presidência do prof. Dr. Sérgio Ricardo Miranda Nazaré. O evento trouxe como inovação a tradução de Libras, de forma a ampliar a inclusão dos participantes, e uma palestra pensada e ministrada por alunos de graduação do CCA. O 7º CCGUnB teve 11 projetos de doutorado apresentados no Consórcio Doutoral e 69 artigos científicos apresentados em seis salas virtuais simultâneas em três horários diferentes, nas seguintes áreas: Auditoria e Perícia, Contabilidade e Educação Contabilidade Financeira, Contabilidade e Finanças, Contabilidade e Governança, Contabilidade Gerencial e Sistemas de Informações, Contabilidade e Setor público, Contabilidade e Sociedade. Com relação às palestras internacionais, tivemos a participação de Feng Gu, coautor do livro: O fim da contabilidade e o caminho a seguir para investidores e gestores. O livro mostra a perda de relevância dos relatórios financeiros no processo de tomada de decisão pelos gestores e investidores, referendado numa abrangente base de dados e ampla análise empírica, apresentando um novo caminho: Os relatórios de criação de valor. Marcos Fasan fez uma abordagem retrospectiva, apresentou o atual estágio e as tendências futuras. Expressões como investimento social responsável, incentivos versus punição – qual é o melhor caminho para um melhor relato? ESG e valor em debate! Jane Andrew, que atua em diversos periódicos internacionais, coeditora da revista Critical Perspectives on Accounting, abordou o tema Transparência de violações de dados, capitalismo de vigilância e a ausência de claras rotinas vêm dificultando o acesso aos dados de risco pelas partes relacionadas. E, por fim, Andreas Bergmann, que foi presidente do IPSASB, entidade que estabelece os padrões contábeis do setor público, debateu sobre como a contabilidade pública poderá auxiliar a recuperação econômica. O 7º CCGUnB contou ainda com quatro painéis temáticos e dois workshops. No primeiro painel temático, os Sr.  Valdir Oliveira Filho (SEBRAE/DF) e Sr. Felipe Prince (BB) apresentaram o tema “Métodos Preditivos no Crédito PME”. No segundo, os Sr. Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão (TC Traders) e Sr. Felipe Moreno (TC Traders) apresentaram o tema “Métodos Quantitativos e Negócios”. No terceiro, as professoras Lidiane Dias (UFPA), Mônica Ferreira (UFU), Adriana Vasconcelos (UFPB) e Mariana Guerra (UnB)  apresentaram o tema “Produção acadêmica do 7º CCGUnB”. E, no quarto, o Sr. Hélio Beltrão (colunista da Folha de São Paulo) e a Sra. Sônia Consiglio Favaretto (IBGC) discutiram o tema "ESG: Desafios e Perspectivas”. Com relação aos workshops, em um deles a palestrante Krisley Mendes, professora da UnB, apresentou o tema “Os desafios da contabilidade no Comércio Internacional”; e no outro, o palestrante Paulo Augusto Pettenuzzo de Britto, professor da UnB, apresentou o tema “Defesa da Concorrência”.

2022 - 8º CCG UnB & 5º CCG UnBIC     

 

No final de 2022, sob a presidência da profa. Dra. Danielle Montenegro Salomone Nunes, foi realizado o 8º CCG UnB, voltando ao formato presencial, com a apresentação de alguns convidados internacionais à distância. Tivemos dois workshops, quatro painéis temáticos e quatro plenárias tema. O primeiro, sobre regulação contábil e econômica em obras de infraestrutura, contou com a condução do Prof. Dr. Bruno Vinícius Ramos Fernandes (UnB) e da Sra. Flávia Barros (Agência Nacional de Águas/ANA). O segundo versou sobre gerenciamento de resultados e fraude corporativa e teve responsabilidade do Prof. Dr. Rodrigo de Souza Gonçalves (UnB). Os quatro painéis temáticos permitiram a discussão de temas diversos de interesse para a área: (1) o Prof. Dr. Roberto de Góes Ellery Jr. (do Departamento de Economia da UnB) e a Profa. Dra. Mara Jane Contrera Malacrida (USP) trataram de inflação no longo prazo; (2) o Sr. Luis Felipe Monteiro (Cateno) e o Sr. Rafael Giovanella (Banco do Brasil), mediados pelo Prof. Dr. Alex Laquis Resende (UnB) discutiram os riscos e oportunidades da área digital; (3) o Sr. Jorge Adriano da Silva (Sebrae) e a Profa. Dra. Clésia Camilo Pereira (UnB) trataram do projeto Brasília 2.0; (4) e Sr. Heriberto Nascimento (STN),  o Sr. Tiago Dutra (TCU), o Sr. Etivaldo Junior (CGU) e a Profa. Dra. Diana Vaz Lima (UnB) debateram sobre passivos contingentes e riscos fiscais. As quatro plenárias tiveram a participação de estudiosos nacionais e internacionais. A primeira, com o título The use of Public Sector (Financial) Reporting Information by Politicians, foi conduzida por Sónia Nogueira (Instituto Politécnico de Bragança – IPB) e Patrícia Siqueira Varela (USP). A segunda, Corporate Social Responsability, teve Suresh Radhakrishnan (University of Texas) e o prof. Dr. Paulo Roberto Barbosa Lustosa (UnB). A terceira, Behind the neoliberal mask – the role of a critical accounting perspective on the world and our future, foi de responsabilidade de Christine Cooper (University of Edinburgh) e do Prof. Dr. Eduardo Bona Mattos Safe (UnB). Finalmente, Valuation of companies: foundations, unnecessary complications and science fiction, foi apresentada por Pablo Fernández (University of Navarra) e mediada pelo Prof. Dr. Sérgio Ricardo Miranda Nazaré (UnB).

 
2015 - 1º CCG UnB
   
A primeira edição do CCGUnB ocorreu em 2015, nas dependências da FACE/UnB. As demais edições foram realizadas na FINATEC, consagrando o modelo de parceria com tal Fundação, que assumiu, desde 2016, a responsabilidade por diversos aspectos logísticos e organizacionais. O 1º CCGUnB foi realizado nos dias 24 e 25 de novembro de 2015, nas dependências da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE/UnB) e contou com 169 inscritos e com a discussão, em sessões paralelas, de 70 artigo científicos. Participaram do evento científico, ainda, 4 professores estrangeiros para a apresentação e discussão dos seus working papers, sendo dois da abordagem positivista: apresentados pelos professores Suresh Radhakrishnan, da  University of Texas e Ahmed Rashad, da University of Illinois at Urbana-Champaign, e dois da abordagem qualitativa: Jan Mouritsen da Copenhagen Business School e Mahmoud Ezzamel da Cardiff University.

2016 - 2º CCG UnB    
O 2º CCGUnB ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2016, nas dependências da Finatec/UnB, e contou com aproximadamente 200 inscritos e com a discussão, em sessões paralelas, de70 trabalhos. Em relação às atividades do ano anterior, em 2016, foram adicionados uma palestra magna, dois workshops nas áreas do evento – um envolvendo pesquisa contábil quantitativa e outro qualitativa -, e espaço para divulgação de grupos de pesquisa do CNPQ. No 2º CCGUnB participaram dois professores estrangeiros com a apresentação e discussão dos seus working papers, sendo Yves Gendron, da Laval University - Quebec, Canadá e Cheryl R. Lehman, da Hofstra University- Nova Iorque, EUA, além de quatro palestrantes brasileiros, Reinaldo Guerreiro e Renê Coppe Pimentel, da Universidade de São Paulo, José Elias Feres de Almeida, da Universidade Federal do Espírito Santo e Otávio Ribeiro de Medeiros, da Universidade de Brasília.

2017 - 3º CCG UnB & 1º CCG UnBIC    
Para o 3º CCG UnB, realizado nas datas de 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2017, mantiveram-se as atividades até então realizadas nos eventos anteriores, expandindo-se, entretanto, o número de participantes: 233 congressistas, oriundos de 21 estados brasileiros e de outros países, e de artigos discutidos em sessões paralelas: 80 artigos científicos apresentados. Os pesquisadores estrangeiros presentes foram: Stephen Harland Penman, da Columbia University, Wai Fong Chua, da University of Sydney (Integrante da Accounting Hall of Fame da Ohio University), David Cooper, da University of Alberta e Peter Francis Pope, da London School of Economics. Os palestrantes brasileiros foram: Prof. Dr. Pedro Demo, professor emérito, e pelo prof. Otávio Ribeiro de Medeiros, PhD, ambos da Universidade de Brasília. Nesse ano, o CCGUnB consagrou-se como um dos três congressos mais importantes da grande área contábil no Brasil, tendo grande destaque nas regiões centro-oeste, nordeste e norte. Além disso, assumiu proporções comparáveis às do Congresso USP e do Congresso ANPCONT.

2018 - 4º CCG UnB & 1º CCG UnBIC    

 

Para o ano de 2018, 4º CCGUnB, o evento se expandiu em número de participantes e em atividades. Com mais de 320 congressistas e 91 trabalhos apresentados em sessões paralelas, o 4º CCGUnB, realizado durante os dias 28, 29 e 30 de novembro, inovou ao apresentar conjuntamente o 1º Congresso UnB de Iniciação Científica em Contabilidade e Governança. Foram desenvolvidas atividades de seções plenárias, painéis temáticos, consórcio doutoral, workshops, exposição de pôsteres, lançamento de livros, entre outros. Em termos organizacionais, o CCGUnB vem evoluindo, em formato e tamanho, desde sua primeira edição. Na edição de 2018, o CCGUnB consolidou sua área de abrangência nacional e internacional. A temática proposta para o 4º CCGUnB foi inovadora, pois, além de aliar a discussão científica para as abordagens qualitativa e quantitativa, promoveu, ainda, maior adesão de profissionais de Contabilidade e Governança e áreas afins. Isso porque o tema em pauta foi “Desafios e Perspectivas do Combate à Fraude e à Corrupção”, sendo promovidos 02 painéis temáticos com profissionais e acadêmicos para discussão acerca de temáticas correlatas ao tema central do congresso. O primeiro painel, intitulado “Accountability, Compliance e Prevenção a Fraudes e Corrupção”, contou com participação do Sr. Ailton de Aquino dos Santos, auditor-chefedo Banco Central, do senhor Tiago Alves de Gouveia Lins Dutra, Secretário de Controle Externo da Fazenda Nacional, e da Profª Drª Elionor Farah Jreige Weffort, professora-pesquisadora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e membro do Comitê de Auditoria da M. Dias Branco. No segundo painel, intitulado “Experiências da Força-Tarefa Lava Jato no Combate à Fraude e Corrupção”, participaram o Sr. Jonatas Dutra Sallaberry, perito do Ministério Público Federal e membro da Força Tarefa da Lava Jato e o Procurador do Ministério Público Federal, Dr. Roberson Pozzobon. A palestra magna foi ministrada pelo prof. Jorge Hage Sobrinho, ex-ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), órgão da Presidência da República do Brasil, responsável pelos sistemas de controle interno e de correição, bem como pela supervisão das unidades de ouvidoria do poder executivo federal e pelas ações de prevenção da corrupção. Foram desenvolvidos também dois workshops, voltados ao público acadêmico, ministrados pelos professores César Augusto Tibúrcio da Silva (Professor Titular na UnB) e pelo Paulo Roberto Barbosa Lustosa (Professor Titular na UnB). Os palestrantes internacionais foram: Prof. Trevor Hopper (University of Essex, UK), Prof. Jesse Dillard (editor da revista Contemporary Accounting Research, EUA), Profª. Isabel Maria Estima Costa Lourenço (ISCTE-IUL, Portugal), prof. Shyman Sunder (Yale School of Management, EUA) e Profª. Bonnie Palifka (Instituto Tecnologico de Estudios Superiores de Monterrey, México).


2019 - 5º CCG UnB & 2º CCG UnBIC    

 

Em 2019, os eventos 5º CCGUnB e 2º CCGUnBIC foram realizados nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, com a apresentação de 111 trabalhos em sessões paralelas, e a participação de cerca de 250 congressistas. Os eventos trouxeram o Fórum de Editores de Periódicos da Área Ciências Sociais Aplicadas, que foi realizado no intervalo das sessões paralelas.
A temática escolhida para o 5º CCGUnB e o 2º CCGUnBIC foi “Qualidade da informação contábil no contexto nacional e internacional”. No contexto internacional, cinco palestras foram promovidas. A palestra magna, intitulada “The Future of the IASB and of Corporate Reporting”, foi proferida pelo Prof. Dr. Stephen A. Zeff, da Rice University - EUA. A segunda palestra, “Financial Reporting e qualidade da informação”, foi apresentada por Amaro Luiz de Oliveira Gomes, ex-Board Member IASB – International Accounting Standards Board. Já a terceira palestra, intitulada “The Joint Influence of Information Push and Value Relevance on Investor Judgments and Market Efficiency”, foi apresentada pela Profª Drª W. Brooke Elliott, da University of Illinois at Urbana-Champaign. A quarta, “Repetition, Interactivity, and Investors’ Processing of Firm Disclosures”, foi apresentada pela Profª Drª Nerissa C. Brow, da University of Illinois at Urbana-Champaign. E a quinta palestra, “Sucesso de Publicação em Periódicos Internacionais”, foi apresentada pela Profª Drª Lucia Lima Rodrigues, da Universidade do Minho. No contexto nacional, os eventos 5º CCGUnB e 2º CCGUnBIC promoveram mesas redondas sobre os International Financial Reporting Standards - IFRS e International Public Sector Accounting Standards - IPSAS, com o Sr. Amaro Luiz de Oliveira Gomes, ex-Board Member International Accounting Standards Board- IASB, e o Sr. Leonardo Silveira do Nascimento, do IPSASB/Tesouro Nacional. Além desses, dois Workshops e dois painéis temáticos foram realizados. O primeiro painel foi a “Inovação em Auditoria: repensando as práticas de hoje para o amanhã”, e o segundo o “Controle Interno e Gestão de Riscos”. O primeiro painel contou com participação de representantes de duas empresas de auditoria independente, Sr. Fabiano de Oliveira Barbosa – representante da BDO Auditores Independentes e Sr. Marcelo José de Aquino – representante da KPMG Auditores Independentes, bem como com o chefe da auditoria interna do Banco Cooperativo do Brasil – BANCOOB, senhor Adriano Silva. No segundo painel estiveram presentes o Prof. Dr. Francisco Carlos Fernandes (professor-pesquisador da UNIFESP), o Sr. Marcelo Fridori, da Gerência Executiva de Auditoria Interna da BR Petrobras Distribuidora, e o Sr. Paulo Baraldi, autor de livros na área de controle interno e gestão de riscos, contabilidade criativa, entre outros.


2020 - 6º CCG UnB & 3º CCG UnBIC (100% virtual)    
O 6º CCGUnB e 3º CCGUnBIC com o tema “Informação contábil para Decisões de Investimentos” aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2020. O evento manteve as inovações apresentadas nas edições anteriores e ampliou os espaços de discussão ao realizar o evento em formato totalmente virtual devido à pandemia de Covid-19. O 6º CCGUnB contou com a participação de 622 congressistas, 15 projetos de doutorado apresentados no Consórcio Doutoral e 120 artigos científicos apresentados em oito salas virtuais simultâneas em três horários diferentes, nas seguintes áreas: Auditoria e Perícia, Contabilidade e Educação Contabilidade Financeira, Contabilidade e Finanças, Contabilidade e Governança, Contabilidade Gerencial e Sistemas de Informações, Contabilidade e Setor público, Contabilidade e Sociedade A palestra magna com o tema “Accounting for Goodwill: an Analysis Across Space and Time” foi apresentada por Christopher Nobes, professor de contabilidade na Royal Holloway e na University of Sydney e professor adjunto da Norwegian School of Business. As demais palestras internacionais foram proferidas: pela Sra. Ana Maria Elorrieta, profissional atuante nas áreas de Contabilidade e auditoria e ex-diretora de qualidade e risco na PwC América do Sul e Brasil, reconhecida como uma das 50 pessoas mais influentes na profissão contábil, que apresentou o tema “Governança Corporativa e Gestão de Crises”; por Beatriz García Osma, Doutora em Contabilidade pela Universidade de Lancaster e professora de contabilidade da Universidade Carlos III de Madrid, que apresentou o tema “The Usefulness of Financial Accounting Information: Evidence from the Field”; e pelo Sr. Ian Carruthers, Diretor Técnico e Institucional do Chartered Institute of Public Finance and Accountancy e presidente do Conselho Internacional de Normas Contábeis do Setor Público (IPSAS), que apresentou o tema “The Contributions Accrual-based Information to Strengthening Public Financial Management and Sustainability”. O 6º CCGUnB contou com a participação de profissionais de mercado e do setor público em dois painéis temáticos. No primeiro, a Sra. Gildenora Batista Dantas Milhomem (STN/ME) e a professora Patrícia Varela (USP) apresentaram o tema “Contabilidade por Competência e Decisões no Setor Público”. No segundo, o Sr. Eduardo Pasa (Banco do Brasil) e o professor Uverlan Rodrigues Primo (Banco Central do Brasil) apresentaram o tema “Padrão contábil das instituições reguladas pelo BC - Cosif”. Foram realizados, ainda, dois workshops, no primeiro a palestrante Profa. Dra. Beatriz Fátima Morgan, professora da UnB, apresentou o tema “Etnografia na Pesquisa Contábil”; e no segundo workshop, o palestrante prof. Herbert Kimura, professor do Departamento de Administração da UnB, apresentou o tema “Aplicações de IA em Pesquisas em Contabilidade e Finanças”.

2021 - 7º CCG UnB & 4º CCG UnBIC (100% virtual)    
O 7º CCGUnB e 4º CCGUnBIC com o tema “Informação contábil para Decisões de Investimentos” aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2021. O evento trouxe como inovação a tradução de Libras, de forma a ampliar a inclusão dos participantes, e uma palestra pensada e ministrada por alunos de graduação do CCA. O 7º CCGUnB teve 11 projetos de doutorado apresentados no Consórcio Doutoral e 69 artigos científicos apresentados em seis salas virtuais simultâneas em três horários diferentes, nas seguintes áreas: Auditoria e Perícia, Contabilidade e Educação Contabilidade Financeira, Contabilidade e Finanças, Contabilidade e Governança, Contabilidade Gerencial e Sistemas de Informações, Contabilidade e Setor público, Contabilidade e Sociedade. Com relação às palestras internacionais, tivemos a participação de Feng Gu, coautor do livro: O fim da contabilidade e o caminho a seguir para investidores e gestores. O livro mostra a perda de relevância dos relatórios financeiros no processo de tomada de decisão pelos gestores e investidores, referendado numa abrangente base de dados e ampla análise empírica, apresentando um novo caminho: Os relatórios de criação de valor. Marcos Fasan fez uma abordagem retrospectiva, apresentou o atual estágio e as tendências futuras. Expressões como investimento social responsável, incentivos versus punição – qual é o melhor caminho para um melhor relato? ESG e valor em debate! Jane Andrew, que atua em diversos periódicos internacionais, coeditora da revista Critical Perspectives on Accounting, abordou o tema Transparência de violações de dados, capitalismo de vigilância e a ausência de claras rotinas vêm dificultando o acesso aos dados de risco pelas partes relacionadas. E, por fim, Andreas Bergmann, que foi presidente do IPSASB, entidade que estabelece os padrões contábeis do setor público, debateu sobre como a contabilidade pública poderá auxiliar a recuperação econômica. O 7º CCGUnB contou ainda com quatro painéis temáticos e dois workshops. No primeiro painel temático, os Sr.  Valdir Oliveira Filho (SEBRAE/DF) e Sr. Felipe Prince (BB) apresentaram o tema “Métodos Preditivos no Crédito PME”. No segundo, os Sr. Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão (TC Traders) e Sr. Felipe Moreno (TC Traders) apresentaram o tema “Métodos Quantitativos e Negócios”. No terceiro, as professoras Lidiane Dias (UFPA), Mônica Ferreira (UFU), Adriana Vasconcelos (UFPB) e Mariana Guerra (UnB)  apresentaram o tema “Produção acadêmica do 7º CCGUnB”. E, no quarto, o Sr. Hélio Beltrão (colunista da Folha de São Paulo) e a Sra. Sônia Consiglio Favaretto (IBGC) discutiram o tema "ESG: Desafios e Perspectivas”. Com relação aos workshops, em um deles a palestrante Krisley Mendes, professora da UnB, apresentou o tema “Os desafios da contabilidade no Comércio Internacional”; e no outro, o palestrante Paulo Augusto Pettenuzzo de Britto, professor da UnB, apresentou o tema “Defesa da Concorrência”.

2023 - 9º CCG UnB & 6º CCG UnBIC     

 

O 9º CCGUnB e o 6º CCGUnBIC foi realizado entre 8 a 10 de novembro de 2023, sob a presidência do Prof. Dr. César Augusto Tibúrcio Silva, em formato presencial e com as palestras internacionais à distância. Foram apresentados 68 artigos científicos e 11 projetos de doutorado, no Consórcio Doutoral. Tivemos Patricia Dechow, da University of California, uma das autoras mais citadas da área, com mais de 30 mil citações internacionais apresentando a palestra “Understanding the quality of non-GAAP exclusions”. A palestra magna “An Accountable Society: Golden Age Holland and the Invention of Capitalism” foi proferida por Jacob Soll, renomado professor de história contábil da University of Southern California. A terceira palestra internacional “Management Accounting in the Public Sector - The View From Qualitative Research” foi realizada pelo Prof. Thomas Ahrens, renomado acadêmico na área de contabilidade e gestão, da University of Sydney. A palestra nacional "Contabilidade e Sustentabilidade", presencial, foi proferida por Vânia Borgeth, membra do Conselho Internacional do Relato Integrado e ex-BNDES, e da Profa. Dra. Solange Garcia (USP/RP). Também tivemos 2 painéis temáticos: o primeiro, intitulado “Doutores e Mestres experiências de sucesso em cursos de pós-graduação”, apresentado pelo Prof. Dr. Sérgio Ricardo Miranda Nazaré, pela Profa. Dra. Mariana Bonfim e pelo Prof. Dr. Diogo Ribeiro Lopes, sob mediação da Profa. Dra. Mariana Guerra; e o segundo, com tema “Fraudes e Golpes Bancários”, exposto pela Sra. Lia Mara Pilatti Machado/BB e pelo Sr. Antonio Jorge Amaral/Sebrae/DF, mediados pelo prof. Dr. José Alves Dantas. Ainda tivemos 2 workshops. O primeiro com tema: "Investigação de crimes financeiros: uma abordagem pericial descomplicada", apresentado pelo Dr. Rafael Sousa Lima - Perito Criminal Federal na Polícia Federal - Doutor em Contabilidade e mediado pela Profa. Dra. Francisca Aparecida de Souza e pelo Prof. Dr. Jomar Miranda Rodrigues. E outro intitulado “Moeda Digital”, apresentado pelo Fábio Araújo (BCB) - Engenheiro de Telecomunicações, Doutor em Economia e mediado pelo Prof. Dr. Sérgio Ricardo Miranda Nazaré e pelo Prof. Dr. Jorge Katsumi Niyama. Houve também a realização do II Fórum de Editores Científicos do Campo de Contabilidade. Somado a isso, ao longo de 2023, tivemos a primeira edição do "Clube do Livro", projeto de extensão ao Congresso, com o objetivo de discutir, por meio de 7 fóruns, os capítulos do livro Free Market, do nosso professor palestrante, Jacob Soll.